Começar a pedalar é a opção de muitos brasileiros para ter uma vida mais saudável e fugir das aglomerações de transportes públicos. Em maio e junho, por exemplo, as vendas de bicicletas aumentaram cerca de 50% no Brasil comparado com o mesmo período no ano passado. Tudo isso, teve influência devido a mudança de rotina por conta da pandemia.
Em julho os dados apontam a sustentação do segmento: o crescimento foi de 118% nas vendas de bicicletas no Brasil entre 15 de junho e 15 de julho, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os dados são da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), registrados depois da realização de uma pesquisa com mais de 40 empresas associadas à entidade.
Sendo assim, diante dos novos adeptos com a prática do ciclismo algumas dicas são interessantes e importantes para ajudar quem está começando. Confira:
Dica 1: Escolha o tamanho ideal da bicicleta
A primeira dica antes de começar com a prática do ciclismo é escolher o tamanho ideal da bicicleta. De acordo com a altura do ciclista é que a escolha deve ser feita, identificando assim o tamanho da bike.
Existem diferentes tamanhos de bicicletas e isso tem a ver com o quadro da bicicleta que é a estrutura de todos os outros componentes. Veja a seguir os respectivos tamanhos de bicicletas para modalidades mountain bike e urbana de acordo com a altura do ciclista.
Tamanho do Quadro da Bike S: neste caso o quadro é indicado para pessoas com altura entre 1,65 até 1,71 m. O quadro S é conhecido também como quadro tamanhos 15 e 16.
Tamanho do Quadro da Bike M: indicado para ciclistas com altura entre 1,72 até 1,76 m. O quadro M é conhecido como quadros de tamanhos 17 e 18.
Tamanho do Quadro da Bike L: indicado para ciclistas mais altos entre 1,77 até 1,82 m. O quadro L é conhecido como quadro tamanho 19.
Tamanho do Quadro da Bike XL: ideal para ciclistas com altura entre 1,83 até 1,90 m. O quadro XL é conhecido como quadro de numeração 21.
Já em relação as bicicletas de estradas, as famosas speed, a numeração é diferente das outras. Veja a seguir:
Tamanho de quadro da Bike 46 a 50: Ciclista com altura entre 1,50 até 1,60 m.
Tamanho de quadro da Bike 50 a 53: Ciclista com altura entre 1,60 até 1,70 m.
Tamanho de quadro da Bike 53 a 56: Ciclista com altura entre 1,70 até 1,80 m.
Tamanho de quadro da Bike 56 a 59: Ciclista com altura entre 1,80 até 1,90 m.
Tamanho de quadro da Bike 59 a 63: Ciclista com altura entre 1,90 até 2 m.
Tamanho de quadro da Bike 63 ou +: Ciclista com altura entre 2 m ou mais.
Mesmo escolhendo o tamanho da bike ideal é importante fazer um Bikefit, que se trata de uma avaliação de um profissional para ajuste da bicicleta de acordo com as características de cada pessoa.
Dica 2: Use capacete de ciclismo
O capacete é o equipamento que não pode faltar. Não importa a distância do seu percurso, ele é indispensável. É ele que vai proteger sua cabeça em caso de quedas ou acidentes.
Existem diferentes modelos de capacetes que vem com sinalizador na parte de trás, contribuindo com sua segurança em pedaladas noturnas.
Outro detalhe importante é o ajuste correto do capacete na cabeça do ciclista. Não basta apenas colocar ele, é necessário:
Centralizar o capacete na cabeça, não pode ficar muito para cima e nem para baixo;
Ajustar a regulagem que fica atrás do capacete. Basta girar, até ficar estável;
Ajuste também as regulagens laterais que deve ser até a orelha para que fique firme;
Para finalizar, ajuste a correia do queixo, afivele para que não fique muito apertado e nem muito solto.
Dica 3: Invista em roupa de ciclismo
Um dos três pontos de contato do ciclista com a bicicleta é o selim. O selim para quem não conhece é um dos componentes da bike e é conhecido também como assento.
Quando pedalamos é normal ficar a maior parte do tempo sentados sobre o selim, vestir uma roupa apropriada vai evitar com que o(a) ciclista sinta algum tipo de incômodo na região de contato. Por isso, investir nas bermudas de ciclismo são fundamentais para pedalar de maneira confortável e por muito mais tempo.
A bermuda para ciclismo possui forro que protege as regiões que fazem mais atrito quando sentado sobre o selim. Além disso, existem diferentes densidades de forro indicadas para o tempo de pedaladas e para anatomia do homem e da mulher. Na loja virtual MxBikes você encontra a descrição completa sobre diferentes modelos de bermudas para um pedal confortável, clique aqui e confira.
Dica 4: Cuidado com alimentação e hidratação
Na bicicleta não pode faltar o suporte para a caramanhola ou squeeze. Assim, será possível levar água para hidratação durante o pedal.
A hidratação deve ocorrer muito antes de começar o seu passeio ou treino de bicicleta. Durante o pedal,devemos fazer a reposição hídrica que é beber bastante líquido para não desidratar e sofrer com os sintomas (tem uma matéria especifica sobre o tema aqui no blog MxBikes), afinal perde-se líquido devido ao suor com a realização da atividade física.
Além da hidratação, leve sempre comida para se alimentar quando o pedal é muito longo. As barrinhas de cereais e carboidratos em gel ajudam bastante.
Dica 5: Respeite seu limite
Comece a pedalar sem exageros e respeitando seus próprios limites. Aos poucos é possível notar a evolução de suas pedaladas conforme a sua frequência de praticá-la. Não dá para louquear nas primeiras pedaladas ou querer acompanhar quem está há muito tempo pedalando.
O nosso corpo passa por uma adaptação neuromuscular e tudo leva tempo. E com o passar do tempo praticando, os percursos que eram cansativos começam a ficar mais fáceis.
A dica é: comece com calma,aumente a distância aos poucos e principalmente respeite seu limite, percebendo seu próprio corpo. Sem exageros para não se lesionar e não se compare aos outros.
Dica 6: Cuide de sua segurança
Não dá para esquecer dos equipamentos que favorecem a segurança em pedaladas noturnas. Para isso, é importante a utilização de farol dianteiro e traseiro.
Entenda a função de cada farol:
O farol dianteiro para bicicleta permite que o(a) ciclista visualize o terreno em que pedala,desvie de buracos, detritos e inclusive das pessoas que podem estar caminhando.Fazer o uso do farol dianteiro evita acidentes e não dá para pedalar no escuro,né?
O farol traseiro para bicicleta tem como função a visibilidade do ciclista. O uso faz com que outras pessoas percebam a presença do ciclista, seja por veículos e até mesmo ciclistas evitando assim colisões.
Só na Votuciclo você encontra a maior variedade de equipamentos para começar com tudo no ciclismo. São várias marcas e modelos com os melhores preços e condições. Acesse aqui e confira agora mesmo.
Loja de bicicletas Há 37 anos oferecendo o melhor do mundo da bike 🏅 Service Center Shimano Tudo em pecas, acessório e bikes